terça-feira, 18 de maio de 2010

Câmara Municipal aprova projeto que impede animais em circos de Teresina

Foi aprovado em segunda votação, na sessão desta terça-feira (18) da Câmara Municipal, o projeto de lei que impede a entrada de circos com animais silvestres, nativos e exóticos em Teresina. Ano passado, a proposta foi apresentada pela vereadora Teresa Britto (PV) e rejeitada pelo plenário, que aceitou emenda contrária da Comissão de Meio Ambiente.

Dos 18 vereadores presentes à sessão, apenas quatro vereadores votaram contra a proposta: Luis Lobão, Olésio Coutinho, Inácio Carvalho e Evaldo Gomes, que é presidente do partido que ocupa a Secretaria de Meio Ambiente de Teresina, fato que não lhe impediu de ser contra a proposta de preservação ambiental.

Além de Teresa Britto, os vereadores Rosário Bezerra, Chico Wilson, Pastor Levino, Luis Humberto, Décio Solano, Dr. Pessoa, R.Silva e José Ferreira foram autores do projeto de lei aprovado. A proposta foi apresentada com emenda do vereador Rodrigo Martins excluindo os animais domésticos da proibição em circos.

A vereadora Teresa Britto (PV), que liderou o movimento para aprovação da matéria, disse que sete estados e 68 cidades brasileiras já possuem a lei. Segundo a parlamentar, os malefícios aos animais são inquestionáveis e os maus tratos ocorrem com o transporte, alimentação inadequada, pequenas jaulas, além torturas psicológicas e físicas como queimaduras.

“Defendemos a continuidade dos espetáculos circenses, mas apenas com apresentações humanas, sem utilização de animais, por conta dos prejuízos causados aos bichos. Esse projeto é uma luta dos ambientalistas da Apipa. Os animais têm que estar em seu habitat natural, eles nunca se adaptam à realidade do circo. Este é um importante projeto de preservação ambiental”, defendeu a vereadora.

Como prova da validade da proposta, Teresa Britto lembrou do caso da tigresa Iamma que foi resgatada em janeiro deste ano por uma ONG de São Paulo, depois de ter perdido a visão dos dois olhos e apresentar um quadro de grave desnutrição।

TV Canal

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir