terça-feira, 18 de maio de 2010

'Castramóvel' deve começar a circular em junho no Paraná

Um ônibus itinerante deve começar a circular por comunidades carentes de Curitiba com uma missão importante: esterilizar gratuitamente animais domésticos e incentivar a guarda responsável dos pets. O projeto é uma parceria da prefeitura com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e deve durar dois anos. A previsão é de que o veículo comece a circular em junho.

Ônibus itinerante castração Curitiba
Ônibus itinerante fará castração gratuita de animais de família carentes, em Curitiba (Foto: Luiz Costa/SMCS

A primeira previsão da Prefeitura de Curitiba é de que o veículo começasse a circular em 10 de maio, mas a data foi adiada devido à escolha das comunidades participantes, que ainda não foram definidas.

A Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde Animal, ou Castramóvel, como foi apelidada, conta com duas mesas de cirurgia e materiais cirúrgicos. Os serviços serão oferecidos gratuitamente à população de baixa renda com posse de animais. A meta do projeto é castrar 60 animais por semana.

ônibus castração mesa de cirurgia
'Castramóvel' conta com duas mesas de cirurgia
e materiais cirúrgicos (Foto: Luiz Costa/SMCS)

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, as castrações serão feitas apenas em animais que tenham donos e sem complicações clínicas que possam interferir na recuperação pós-operatória. Terão prioridade no atendimento famílias cadastradas em outros programas sociais da prefeitura.

Para que os animais sejam castrados, eles precisam receber a identificação eletrônica por meio de um microchip. O equipamento traz dados do proprietário e do animal, e funciona como uma espécie de carteira de identidade eletrônica.

O microchip pode ser aplicado em 31 clínicas de Curitiba, conveniadas à Rede de Proteção e Defesa Animal, pelo custo de R$ 9। No ônibus, o microchip será gratuito.

G1

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir