sábado, 21 de janeiro de 2012

Nasceram três ursos pardos na Lousã em Portugal

Nasceram três ursos pardos na Lousã
Três ursos pardos nasceram no Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo (Coimbra) e são o mais recente triunfo deste espaço que reúne já muitas espécies em cativeiro.
São os novos representantes da vida selvagem em Portugal. A fêmea "Berta" deu á luz no dia 12 de Janeiro três crias que pesam entre 300 e 400 gramas cada. "São cegos, não têm dentes, como é normal aquando do nascimento, e serão amamentados pela mãe até aos seis meses de idade. Depois a mãe ensina-lhes a procurar alimento e protege-os até aos dois anos de idade", descreve a nota de imprensa divulgada pela fundação que gere o espaço.
Ainda não é possível visitar o desenvolvimento das pequenas crias. "Nos próximos meses é possível que nem todos estes três bebés venham a sobreviver uma vez que há uma elevada taxa possível de mortalidade", acrescenta a mesma nota.
Segundo os responsáveis do Parque Biológico da Serra da Lousã, "pensa-se que os ursos pardos ter-se-ão extinguido em Portugal entre os séculos XVII e XIX, embora ainda tenham sido avistados no século XX. (...) Atualmente só podem ser encontrados nas montanhas da Cantábria (norte de Espanha) onde se pensa viverem em liberdade pouco mais de 80 animais".
Este elemento da fauna ibérica nativa, recorde-se, chega a pesar 600 quilos, podendo viver até aos 35 anos। Em Miranda do Corvo, os espaços visitáveis deste parque biológico contemplam várias valências: centro hípico, quinta pedagógica, labirinto de árvores de fruto, parque selvagem, museu da tanoaria e museu vivo de artes e ofícios tradicionais.


Diário de Notícias - Lisboa

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir