domingo, 3 de abril de 2011

Cadela dá à luz 18 filhotes no interior paulista


A cadela Menina, de Rio Claro (SP), deu à luz 18 filhotes na quarta-feira, 30. Segundo a presidente da ONG que mantém a clínica onde ocorreu o parto, Roberta Escrivão de Campos, o feito é recorde mundial para a raça de Menina, que é uma pitbull. "Ela chegou aqui e foi direto para a cirurgia. Aí, começou a pingar cachorrinho", disse ela ao iG. Um dos filhotes morreu.


O veterinário que realizou a cesariana em Menina, André Luiz Caperucci, disse que Menina chegou à clínica pesando dez quilos a mais do que o normal para uma cadela de sua raça. Ainda de acordo com os dados levantados pelo veterinário, Menina tem dez anos e essa foi sua primeira gestação. Ao todo, seis profissionais, sendo dois veterinários e quatro estagiários, tomaram parte na operação.


"Quando a dona chegou com ela aqui, nossa preocupação era salvar a cadela", explicou Caperucci, acrescentando que Menina apresentava sinais de anemia e dificuldade para respirar. "A gestação normal seria de 62 dias, mas a dona disse que a cadela estava grávida havia mais de 75 dias".


Menina já passa bem, diz o veterinário. "Ela está ótima. É uma cadela brava que está protegendo os filhotes". Já o prognóstico dos cãezinhos é mais complicado. "Só o tempo vai dizer quais vão vingar, ou não. Não se espera que todos cheguem à idade adulta". Entre as dificuldades no caminho dos 17 pequenos pitbulls, está o fato de que Menina não tem como amamentar todos de uma vez.


A clínica veterinária onde Menina foi operada é voltada para população de baixa renda e vinculada à ONG Grupo de Apoio e Defesa dos Animais (Gada)।


Fonte: IG

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir