quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mutirão para vacinar e recolher animais vítimas das enchentes em Pernambuco


Mutirão vai recolher animais soltos que se perderam ou forma abandonados depois das enchentes no município de Barreiros. Cães e gatos resgatados serão trazidos ao Recife, vacinados e colocados para adoção Imagem: Prefeitura de Barreiros/Divulgação
Imagem: Prefeitura de Barreiros/Divulgação

Atualizada às 10h37

As secretarias de Saúde de Pernambuco, Recife, Cabo, Olinda, Jaboatão e Paulista dão início hoje a uma parceria para realização de um mutirão para recolher animais soltos no município de Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. As chuvas, além de causar mortes e deixar milhares de pessoas desabrigadas, também geraram uma grande quantidade de animais domésticos soltos pelas ruas da cidade.

Nesta quinta-feira, cerca de 40 profissionais, entre oficiais de Controle Animal, veterinários e agentes de Saúde Ambiental das secretarias envolvidas farão a captura dos cães e gatos, utilizando equipamentos de proteção individual, além do cambão (ou corda para enlaçar os animais).

O alvo são animais sem dono, que também serão vacinados e postos para adoção. No entanto, caso os moradores não se sintam mais aptos a criar os animais e queiram fazer a entrega espontânea, os bichos serão encaminhados para o Centro de Vigilância até que os proprietários estejam em condições de recuperá-los.

Com a captura dos animais, o objetivo é evitar a transmissão de doenças, como leptospirose e raiva. As famílias que não permitirem o recolhimento dos bichos ficarão com os animais que serão cadastrados e vacinados.

Na ocasião, uma outra equipe, formada por três agentes de Saúde Ambiental, fará a desratização da localidade para diminuir a quantidade de roedores e evitar a contaminação dos moradores do município pela leptospirose.

Adoção - Os interessados em adotar um desses animais devem ir até a sede do CVA, na Avenida Monteiro de Moaraes, 1135, Peixinhos, Olinda (perto do Nascedouro de Peixinhos) ou telefonar para o (81) 3355-7729. Lá, as pessoas poderão conhecer os animais e sair do local com os bichos, devidamente documentados. O centro funciona das 8h às 17h.

DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir