sexta-feira, 7 de maio de 2010

Fumaça misteriosa sai de caverna e mata animais e plantas no Tocantins

Uma fumaça misteriosa está assustando os moradores de uma pequena cidade do Tocantins. Miracema fica a setenta quilômetros de Palmas, a capital do estado. O gás que sai de dentro de uma caverna já matou plantas e animais.

A fumaça começou há 20 dias. Do lado de fora da caverna as folhas de várias plantas secaram. Um professor de geologia da Universidade Federal do Tocantins entrou na caverna, junto com o cinegrafista Tarcisio Lima, para tentar esclarecer o mistério.

Logo na entrada, os dois encontraram rochas esfumaçadas e restos de fogueiras. Mais para dentro havia o esqueleto de uma ave e alguns morcegos mortos.

No fundo, a pouco mais de cem metros da entrada, eles descobriram focos de fogo. O combustível, segundo o professor, é guano, esterco dos morcegos depositado no chão.

Nas paredes da caverna muitos nomes datas, gravados na pedra. Esses vestígios da visitação de pessoas reforçam uma das hipóteses dos especialistas dos especialistas para essa fumaça.

“Pode ter sido autocombustão por causa do calor aqui dentro ou então alguém entrou com uma tocha e ai pegou fogo no excremento do morcego”, acredita Fernando Morais, espeleólogo।

Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir