sábado, 15 de maio de 2010

Cientistas descobrem o animal com a maior impulsão na Terra

Saltos de copépode fazem com que ele chegue a distância de 500 vezes seu tamanho em um segundo; se homem de 1,70 m tivesse a mesma habilidade, venceria 850 metros por segundo
Editora Globo
Reprodução/NOAA

Um pequeno crustáceo é o detentor da medalha de ouro de salto em distância nas Olimpíadas da natureza, de acordo com estudo publicado por cientistas dinamarqueses no Journal of the Royal Society Interface। A pesqiosa diz que os minúsculos copépodes são os melhores saltadores da natureza – seus músculos são mais fortes que os de cangurus e sapos।

Segundo o site da Discovery, o animal mede entre um e dois milímetros e é vítima de diversos predadores na natureza, como as águas-vivas e os arenques. Os copépodes são uma das espécies de animais multicelulares mais abundantes da Terra e sua habilidade de saltar longas distâncias explica seu sucesso evolutivo. Para fugir dos ataques, eles percorrem uma distância de até 500 vezes o tamanho de seu corpo em um segundo e, nessa velocidade, dão o seu salto de escapada. Para se ter uma ideia do tamanho da proeza, se um homem de 1,70m tivesse essa habilidade, seria capaz de, em um segundo, vencer uma distância de 850 metros.

Comparando com o tamanho de seu corpo, os músculos de salto do crustáceo são os mais fortes da natureza। "Os copépodes têm dois diferentes sistemas musculares de propulsão: um para nadar e outro para saltar”, disse Thomas Kiorboe, um dos autores do estudo. Quatro ou cinco pares de pernas (dependendo do copépode) são acionados em sincronia - um após o outro - para dar a impulsão.

Esse tipo de pesquisa pode ser útil para construir futuros robôs। O estudo do funcionamento dos músculos dos copépodes pode, por exemplo, ajudar no desenvolvimento de robôs usados na exploração espacial, que precisam dar grandes saltos para se desviar de obstáculos.

Revista Galileu

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir