segunda-feira, 12 de abril de 2010

Save Brasil mapeia espécies ameaçadas de extinção

De acordo com dados da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil), o país possui aproximadamente 120 espécies de aves ameaçadas de extinção. Número que representa cerca de 10% das espécies existentes no país. Em Alagoas, as que estão estágio mais crítico e podem desaparecer são as da espécie “Choquinha-de-Alagoas” e “Limpa-folha-do-Nordeste”.

Ave choquinha alagoana que está ameaçada de extinção

Ave choquinha alagoana que está ameaçada de extinção (Grupo de Ornintologia do MHN/Ufal)

Segundo informações da Save Brasil, que mapeou e vem monitorando as aves ameaçadas de extinção, as aves “Choquinha” e “Limpa-Folha” ainda podem ser encontradas, em pequenos números, em áreas da Mata Atlântica que ficam localizadas na reserva de Murici (AL), e em Tamandaré (PE), além de áreas que ficam nas proximidades da divisa de Alagoas e Pernambuco.

Como estas aves são responsáveis pela polinização de plantas e pelo controle da população de insetos, o alerta da Save Brasil é que o desaparecimento delas pode comprometer o equilíbrio ambiental das regiões.

Portanto, para amenizar as ameaças e evitar que as aves desapareçam do habitat natural, estações ecológicas para pesquisas e acompanhamento das espécies foram implantadas nas unidades de conservação da Mata Atlântica onde espécies vivem. O trabalho é feito por especialistas vinculados a Save Brasil e outras instituições de estudos ligados a conservação das aves. Mais informações sobre o trabalho podem ser obtidos através do site www.savebrasil.org.br.

Fonte: Alagoas em Tempo Real

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir