terça-feira, 20 de abril de 2010

Hospital de São Paulo realiza tratamento com células-tronco para animais

Foto: Flickr/CC - tigerweet

A utilização de células tronco para o reparo de órgãos e tecidos lesados já não é mais um benefício apenas para seres humanos. Isso porque a Celltrovet e o Hospital Veterinário Sena Madureira acabam de firmar uma parceria para implementação do tratamento clínico e realização de estudos científicos em áreas ainda pouco estudadas em cães e gatos. Vale lembrar que a prática já é muito difundida em países como Estados Unidos, que a utiliza como coadjuvante à terapia convencional.

Atualmente, existe grande potencial de indicação das células-tronco para casos como aplasia de medula, lesão renal, dentre outros. Além disso, o tratamento se mostrou eficaz para lesões de ligamento, de tendão, fissuras e fraturas. Segundo o dr. Mário Marcondes, diretor clínico do Hospital Sena Madureira, a parceria será pioneira no Brasil, no tratamento de doenças articulares com células-tronco oriundas de tecido adiposo, em cães e gatos. A expectativa é que, em breve, outras áreas sejam mais aprofundadas, como a cardiologia.

O médico explica, inclusive, que o hospital irá selecionar tutores de animais que estejam interessados e deixar que os animais participem do tratamento gratuito por meio de células-tronco. Aparelhos de ponta como a tomografia computadorizada, ultrassonografia e ecocardiografia Doppler e tecidual, dentre outros parâmetros clínicos e laboratoriais, aliados a uma equipe multidisciplinar de aproximadamente 60 especialistas, entre eles, médicos veterinários especializados, pesquisadores, biomédicos, biólogos, dentistas e cientistas do Hospital Veterinário Sena Madureira e da Celltrovet, estarão envolvidos na avaliação dos pacientes.

Nesta primeira fase, o hospital realizará uma triagem gratuita dos clientes e pacientes voluntários, potenciais candidatos para a pesquisa, cujo tratamento será gratuito. Por outro lado, será realizada também uma avaliação médica e seleção de pacientes para o tratamento clínico para áreas em que o tratamento para cães e gatos já é rotineiro nos EUA. Neste caso, as consultas são particulares e o custo é avaliado de acordo com o caso clínico e região acometida.

Os tutores de cães e gatos que tiverem interesse em participar da terapia com células-tronco poderão entrar em contato direto com o Hospital Sena Madureira.

Serviço: Hospital Sena Madureira Local: Rua Sena Madureira, 898 – Vila Mariana

Site: www.senamadureira.com

Fones: (11) 5572-8778 / (11) 5572-8778 / (11) 5572-8778 / (11) 5572-8778 Fax: (11) 5574-7507

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir