Porque ri a hiena? A pergunta é antiga e o anedotário de respostas vasto. Mas dois investigadores que estudaram o riso destes animais chegaram à conclusão de que ele encerra informações importantes sobre a idade, o estatuto e a identidade do animal que ri, e que é destinada aos seus pares. Os resultados foram publicados na revista científica BMC Ecology.
Frédéric Theunissen, da universidade da Califórnia, em Berkeley, e Nicolas Mathevon, da universidade Jean Monet, em St. Etienne (França), gravaram as "gargalhadas" de 26 hienas em cativeiro e perceberam na avaliação das diferenças de tom e de timbre, que elas têm significados na hierarquia social do grupo.
Os investigadores descobriram que o tom dos risos indica a idade do animal e que variações na frequência dos sons codificam informação sobre o estatuto dominante, ou de subordinado, do animal, e são sobretudo produzidas durante situações em que os animais estão a alimentar-se. "Isto permite às hienas estabelecer entre si direitos ao alimento e organizar as suas atividades nessa situação", afirmou Frédéric Theunissen, citado pela Science Daily.
|
Fonte: Diário de Notícias - Lisboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário