Na hora de levar seu cãozinho para viajar, muitos se esquecem de uma série de cuidados que garantem a segurança e o bem-estar do animal. Nada de deixar o cachorro andando pelo carro, muito menos no colo do motorista. Como afirma Marcia Abreu, coordenadora do programa “Adotar é o bicho”, da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda), a regra é clara:
— O cão deve ir em uma caixa de transporte, na qual consiga se locomover. Ele tem o instinto animal e pode pular repentinamente no colo do motorista, causando um acidente.
Marcia também recomenda não deixar o cachorro com o focinho para fora da janela. O vento pode causar otite, e há o risco de o animal pular se algo chamar sua atenção.
Para conter a bicharada, não faltam opções de compartimento de transporte, desde caixas de plástico a versões acolchoadas. Há também coleiras peitorais que são presas ao cinto de segurança e cadeirinhas dobráveis que ficam presas ao banco do passageiro de trás.
Como cada cachorro reage de forma diferente a um passeio motorizado, o melhor é evitar alimentos e bebidas antes do trajeto। Os que enjoam podem tomar remédios, mas sempre com o aval do veterinário.
Fonte: Extra Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário