segunda-feira, 29 de março de 2010

Morcegos são dotados de capacidade de voo e sonar sofisticados

Os morcegos, únicos mamíferos capazes de voar, conseguem evitar os obstáculos e chegar a seu destino sem problemas através da escuridão, graças a um sistema de sonar e a uma capacidade de voo sofisticados, segundo dois estudos publicados nesta segunda-feira (29).

O morcego é o único mamífero que voa

O morcego é o único mamífero que voa (Foto: Reprodução/AFP)

A primeira pesquisa conduzida por uma equipe de especialistas americanos e japoneses permitiu revelar em detalhes as técnicas a que esses animais noturnos recorrem para evitar objetos durante o voo.

Eles descobriram, assim, que os morcegos minimizam as interferências das ondas sonoras que emitem modificando suas frequências.

Os pesquisadores, da Universidade Brown, em Rhode Island, e da Universidade Doshida, no Japão, determinaram também que os animais memorizam, durante o voo, cada som emitido e seu eco. Assim, eles evitam uma confusão entre os sons e seus respectivos ecos que lhes pudessem ser fatal.

A segunda pesquisa conduzida por ornitólogos do Instituto Max Plank, na Alemanha, mostra como os morcegos utilizam o campo magnético terrestre para se orientar à noite em território desconhecido e que eles ajustam sua bússola natural em função da posição do sol poente.

Os dois estudos foram publicados nos Anais da Academia Nacional Americana de Ciências.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir