sábado, 27 de março de 2010

Merial realiza segundo ano de campanha contra cinomose

“Cinomose Aqui Não!” alerta população contra doença que pode levar os cães à morte

Pelo segundo ano consecutivo a Merial Saúde Animal, empresa especializada em saúde e bem-estar dos bichos, em parceria com a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), realiza a campanha “Cinomose Aqui Não!”, que tem o objetivo de proteger os cães da doença. Entre os meses de abril e maio, a Merial doará 5% das doses vendidas da vacina Recombitek em todo País a ONGs filiadas a WSPA. Com essa iniciativa as pessoas que levarem seus cães para vacinação irão colaborar com os animais de abrigos.

A cinomose na maioria das vezes provoca a morte dos cachorros, pois é contagiosa e atinge o sistema nervoso dos animais. “O vírus pode ser transmitido entre os bichos doentes por meio das secreções nasais, urina ou fezes dos cães acometidos”, explica Leonardo Brandão, doutor em medicina veterinária e gerente de produto da Merial Saúde Animal. Segundo Brandão, os sintomas iniciais são de uma gripe comum, tosse e espirros, podendo evoluir para quadros de diarreia (branda). “Os sintomas nervosos costumam ser os últimos a se manifestar, e são os mais graves, podendo causar convulsões, dificuldade de se alimentar e caminhar. Poucos animais resistem e os que conseguem sobreviver costumam ficar com sequelas”, completa o veterinário.

Segundo a WSPA, enquanto a doença está praticamente erradicada em países desenvolvidos, no Brasil, apenas um em cada cinco cães é vacinado, o que representa apenas 20% da população canina। Para prevenir a cinomose basta que os donos sigam corretamente o programa de vacinação de três doses em filhotes e revacinação anual.

Fonte: PetMag

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir