sábado, 27 de março de 2010

Inauguração de elevatória de esgotos beneficia jacarés, no RJ

A estação elevatória de esgotos do Recreio dos Bandeirantes, inaugurada nesta sexta-feira, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, deve beneficiar a população do bairro e os jacarés que habitam o ainda poluído Canal das Tachas, onde o esgoto escoava sem tratamento até a conclusão da obra. Segundo o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos, Wagner Victer, 1,8 mil imóveis já estão ligados à estação elevatória que irá transportar o esgoto da região para a Estação de Tratamento da Barra da Tijuca.

 Foto: Mariana Canedo/Especial para Terra

Foto: Mariana Canedo/Especial para Terra

“Os jacarés que habitam o canal certamente ficarão mais felizes. Jacaré em água poluída reproduz bem menos. Agora os jacarés vão ficar livres da poluição e certamente vão namorar mais”, brincou Victer. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, também compareceu ao evento, assim como o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes.

A Secretária Estadual de Meio Ambiente Marilene Ramos comentou fatores que, segundo ela, dificultaram a implementação das redes de esgoto no bairro: “Eu e o Victer ficávamos batendo cabeça com administrações anteriores que não permitiam alterações na Avenida das Américas, a principal da região e que precisou de algumas intervenções para a conclusão da obra”, afirmou. “Tratar esgoto é saúde, é vida. A maior causa da mortalidade infantil no Brasil são doenças de veiculação hídrica (transmitidas pela água)”, disse o ministro do Meio Ambiente. Segundo a Cedae, a elevatória, que custou cerca de R$ 70 milhões, vai receber e transportar para a Estação de Tratamento da Barra da Tijuca, e posteriormente ao Emissário Submarino, até 1,2 mil litros de esgoto por segundo, podendo beneficiar uma população de até 240 mil habitantes.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir