domingo, 23 de agosto de 2009

Participantes lotam curso de molhos vegetarianos em Vitória-ES

Uma alternativa de vida mais saudável. Foi esse o principal objetivo dos participantes do 1ª Curso Prático de molhos vegetarianos, ocorrido no último sábado (15) e que lotou a cozinha do SESI de Jardim da Penha, em Vitória. O curso de culinária, ministrado cozinheiro gaúcho Alan Chaves, faz parte da Turnê Nacional de Culinária Vegetariana, que está percorrendo todo o país.

Molhos de tomate, pimentão, azeitona, vinagrete, laranja e pastas de berinjelas, batata com cenoura foram alguns exemplos do cardápio variado e que todos puderam degustar.

“O curso foi muito bom e de qualidade. Os molhos deliciosos, tranqüilos de fazer e a explicação foi bem didática” conta Marleni Angeli, que veio de Santa Tereza para participar do evento.



“Eu já cozinhava e o curso deu pra dar uma incrementada lá em casa. As receitas são muito fáceis de fazer”, disse Inácio José da Cruz, que fez o curso com a esposa. “Gostei de todos os molhos e pastas, mais o de tomate foi o melhor”, confessou Daniella Cabral. Adepta também da culinária vegetariana, Dilma de Paula apontou aprovou todas as receitas. “É difícil escolher o melhor. Eu gostei de todos os molhos e pastas”.

Alternativa para uma vida mais saudável

“Eu quero mostrar aqui que temos opções”, explica Alan Chaves, cozinheiro há oito anos e adepto do veganismo. “Quero que as pessoas tenham autonomia de escolher um modo de vida mais saudável, podendo optar por uma alimentação 100% vegetal”. Vitória é a oitava cidade percorrida por Alan, que iniciou o tour em junho desse ano. “Gostei muito daqui. Foi a cidade que deu mais gente em toda tour. Agora eu vou viajar pelos próximos meses pelas cidades do norte e nordeste e depois eu volto pro sul do país”.

O curso foi organizado pelo Grupo Abolicionista de Libertação Animal (Gala) e de acordo com o integrante Davi Almeida, outros eventos estão programados para apresentar às pessoas a cozinha vegetariana. “Além desse curso, estamos programando ações para levar ao conhecimento de mais pessoas a ideologia vegan”. De acordo com Davi, o grupo já promoveu mostras de vídeos e debates sobre o assunto.

Modo de vida vegan

O vegetarianismo é um modo de vida que evita o consumo de produtos que tenham origem no sacrifício, morte ou sofrimento de animais. Alguns vegetarianos também optam pelo não consumo de leite, ovos e seus derivados.

O veganismo é uma vertente do vegetarianismo, de cunho mais ético e político. Os indivíduos que seguem essa ideologia, além de se absterem do consumo de carnes, também podem optar pelo não consumo de leite, ovos e os seus derivados, mel, gelatina e produtos menos óbvios de origem animal, como óleos e secreções, presentes em sabonetes, xampus, cosméticos, detergentes, perfumes, filmes.

Os veganistas não usam seda, lã, couro ou peles de animais; evitam ao máximo comprar e consumir produtos que foram testados em animais vivos e boicotam as atividades humanas em que há o uso de animais como forma de entretenimento, como rodeios, touradas, circos com animais e hipismo.

Mais informações
Grupo Abolicionista de Libertação Animal (Gala) / VeganVix
Site: www.veganvix.blogspot.com
E-mail: veganvix@gmail.com

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir