sexta-feira, 24 de julho de 2009

Leopardo considerado extinto é encontrado em Bangladesh

Foto: Época

Foto: Época


O filhote de leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa), de três meses de idade, foi avistado por um habitante do distrito de Chittagong Hill Tracts, no sudoeste do país.
O animal estava junto com a mãe e um irmão na floresta, comendo restos de um macaco morto. Apenas ele foi capturado. A intenção da pessoa era vender o leopardo, mas, com a propagação da notícia, ele acabou sendo convencido pelos ambientalistas a desistir da ideia e devolvê-lo à natureza.

O professor Anwarul Islão, chefe do Wildlife Trust, de Bangladesh, se diz encantado com a descoberta do animal.”É bom saber que eles ainda estão por lá e se reproduzindo”, afirma.

A última vez que um leopardo-nebuloso foi visto em Bangladesh foi em 1992. Em todo o mundo, há cerca de 100.000 exemplares da espécie, que consta na lista de animais criticamente ameaçados de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Os ambientalistas lutam para poder vencer uma grande batalha em Bangladesh: conscientizar a população de um país pobre, onde a conservação da natureza raramente é uma prioridade, sobre a importância de preservar a floresta e os animais que por lá vivem.

Fonte: Época

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir