domingo, 20 de junho de 2010

Acalme seu animal de estimação em dia de jogo do Brasil

foto: divulgação

Em época de Copa do Mundo as comemorações são sempre barulhentas: vuvuzelas, apitos e fogos de artifício ecoam pela cidade. Para os animais, isso acaba sendo motivo de estresse e muitas vezes pode traumatizá-los. Há relatos de bichinhos que ficaram medrosos para sempre, se machucaram, ou até mesmo se suicidaram por causa dos estouros e explosões.

O barulho, para eles, que têm audição muito mais sensível que a humana, causa palpitações, falta de ar, taquicardia, náuseas, perda de controle e sensação de atordoamento. O que fazer para ajudar seu companheiro? A veterinária e professora da Uniban Soledad Chiesa ensina:
— O ideal é que o proprietário possa estar com o animal nesses momentos, pois ele vai se sentir seguro
— ensina a médica.

Caso não seja possível, a especialista diz que o dono pode dar um tranquilizante:
— Há remédios que podem ajudar, mas o ideal é consultar um veterinário. É importante que o calmante seja testado antes, para ver a reação do animal.

Você também pode ajudar seu amigo reservando um ambiente tranquilo e de iluminação suave, com portas e janelas fechadas। Cobertores colocados nas janelas ou embaixo de onde o animal deita diminuem a dispersão do som. Produtos especializados, como sprays com essências calmantes, como o capim-limão e a erva- cidreira, também são aliados contra o estresse em dias barulhentos.

Extra Online

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir