terça-feira, 18 de maio de 2010

Lagartos podem sumir

Uma pesquisa sobre o aquecimento global publicada recentemente mostra que até 2080 haverá extinção de 20% da população de lagartos no mundo inteiro. Esse processo afetará diretamente a cadeia alimentar e, consequentemente, o ecossistema.

Diversas aves, serpentes e outras espécies fazem dos lagartos presas importantes. De acordo com os especialistas responsáveis pelo estudo, os lagartos também são predadores de insetos. O estudo foi baseado em uma ampla investigação sobre as populações de lagartos no mundo, e também sobre os efeitos do aumento da temperatura terrestre desde 1975 sobre esses animais.

O biólogo e tutor do Portal Educação, Carlos Lehn, explica que o aumento da temperatura do planeta, juntamente com a destruição dos ambientes naturais e tráfico de animais silvestres, se constituem na principal ameaça para a conservação dos vertebrados no planeta.

Foto: fotoplatforma


“É importante que possamos reduzir nossas emissões de poluentes a níveis inferiores aos observados em 1990, conforme estabelecido pelo Protocolo de Kyoto, evitando, dessa forma, que alterações na temperatura média possam promover a extinção destas fantásticas espécies”, ressalta Lehn.

Pantanal News

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir