sábado, 1 de maio de 2010

Homens podem ter matado botos cor-de-rosa na Amazônia peruana

Pescadores teriam matado ao menos seis botos cor-de-rosa na Amazônia peruana, supostamente dando veneno a pequenos peixes que logo foram comidos por esses animais protegidos e que correm risco de extinção.

Os botos, que vivem em regiões amazônicas de Peru, Brasil e Colômbia, foram achados encalhados na quinta-feira (29) às margens do rio Ucayalí, no distrito de Bagazán, na região florestal de Loreto, no nordeste do país sul-americano.

“Estão sendo feitas análises nos botos mortos neste momento, mas, segundo testemunhas da região, foram caçadores”, disse à Reuters o presidente do Instituto de Pesquisas da Amazônia Peruana, Luis Campos Baca, por telefone desde Loreto.

Junto aos animais mortos, as autoridades locais encontraram pequenos peixes aparentemente envenenados. Campos alertou que poderia haver mais botos mortos, segundo moradores, devido ao fato de os pescadores caçadores considerarem esses animais seus competidores, pois comem os peixes do rio e de um pequeno lago próximo. “É um crime ecológico”, disse Campos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir