sábado, 22 de maio de 2010

Frio pode trazer doenças respiratórias aos bichos


Foto: Camilla Maia

O inverno ainda não chegou, mas as temperaturas já começaram a cair e os animais sofrem com o frio. Por isso, nesta época do ano, os donos dos bichinhos devem redobrar a atenção e agasalhá-los, para que fiquem livres de doenças.

Em geral, cães e gatos costumam ficar quietinhos e encolhidos quando sentem frio. De acordo com o veterinário Gustavo Gonçalves, é fundamental que os animais, até os mais peludos, não durmam no chão:

— Os bichinhos devem ter um colchonete e, se possível, uma manta. A friagem do solo pode provocar doenças respiratórias, como tosse e até pneumonia. Além disso, não é aconselhável tosar o animal nesta época do ano.

Ainda segundo o veterinário, os bichos que têm doenças articulares, como a artrose, sofrem ainda mais com a queda de temperatura e têm dificuldades para se levantar e se locomover. Por isso, Gonçalves afirma que os donos devem ter cuidados especiais com eles, e ainda com os filhotes e idosos.

— As roupinhas são necessárias para fazer o aquecimento. Os animais de pêlos curtos devem usá-las o dia todo e dormir bem cobertos — explicou o veterinário.

Além disso, os banhos devem ser sempre com água morna e o pêlo secado com secador de cabelo। É importante também que os cães sejam vacinados contra a gripe. Caso o bichinho comece a tossir ou espirrar, e apresente sintomas de febre, ele deve ser levado ao veterinário.
Extra Online

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir