terça-feira, 25 de maio de 2010

África do Sul luta para preservar os leões brancos

Cerca de 200 animais estão vivos graças ao esforço de ambientalistas.
Centro de preservação mantém leões a salvo dos caçadores.

Na imensidão da África, o reino animal é exuberante. Mas há um tipo de rei que simplesmente desapareceu da selva. O mundo só conhece o leão branco assim: atrás das grades, confinado em jaulas. E olha que os poucos que ainda existem, não mais que 200, estão vivos hoje graças ao esforço de alguns ambientalistas.

Gente do bem como o holandês Arry. Ele cuida de um centro de preservação do leão branco, na província de Mampolo, a 250 quilômetros de Joanesburgo. Um dos raros lugares onde este tipo de animal está a salvo de caçadores.

“Eles foram vistos como troféu", explica o especialista।


Os leões brancos passaram os últimos 20 anos fugindo da mira de espingardas. Os poucos que conseguiram sobreviver na selva acabaram morrendo pela dificuldade deles mesmos de caçar. O leão branco não consegue a capacidade da camuflagem. Por isso, toda vez que ele se aproxima de uma presa, a presa sai correndo e ele fica sem comida.

O objetivo é criar reservas especiais para o leão branco. Porções de selva onde nunca não falte alimento. Por mais complicado que seja se esconder no mato. E onde eles estejam a salvo de caçadores. "É um processo muito difícil", diz Arry.

Um leão tem que ajudar o outro. E todos estes animais hoje dependem da boa vontade do homem. Sete mil restaurantes e bares da África do Sul aceitaram doar parte da renda durante a Copa para projetos de proteção do leão branco.

O dinheiro arrecadado será investido na criação em cativeiro e depois na compra de áreas preservadas. Quem sabe assim, no futuro, o leão branco tenha de volta o respeito do passado. Quando era chamado por muitas tribos de filho do sol.

G1

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir