sábado, 24 de abril de 2010

Apenas 70 cães guia para 5 milhões de deficientes visuais

Cão Guia Brasil luta para diminuir a enorme falta de animais licenciados no País

Caio Kenji - Jonas Demétrio e Jorge Harrison com seus respectivos cães guia do Instituto Cão Guia Brasil
Jonas Demétrio e Jorge Harrison com seus respectivos cães guia do Instituto Cão Guia Brasil"
Crédito: Caio Kenji

Segundo informações da Associação Brasileira de Oftalmologia, existem hoje no Brasil cerca de 5 milhões de deficientes visuais e apenas 70 cães guia licenciados. É essa disparidade gritante que entidades como o Cão Guia Brasil pretende mudar.

Treinar um cão guia não é um processo fácil ou barato. “É necessário um ano e meio a dois para se treinar um cão guia”, disse o representante da entidade, Jorge Thomas Harrison. “A demanda é muito grande. Temos uma lista de espera de cerca de 12 mil deficientes visuais aguardando um animal”. A entidade consegue treinar cinco cachorros anualmente.

Os motivos da grande falta de cães guia são diversas. Primeiro, não temos uma tradição de treinamento dos animais. “Esse processo só começou no Brasil em 2000, 2001, sendo que nos Estados Unidos, por exemplo, isso já é feito há cerca de cem anos,” disse Harrison. Outro motivo é a completa falta de incentivo governamental, que dificulta que iniciativas consigam levar a cabo um trabalho tão longo e caro.

Não há uma raça mais ou menos adequada para se tornar um cão guia, o que existe são limitações por porte e temperamento. Uma das raças mais populares, por se encaixar no perfil adequado, é o simpático Labrador. Mas outras raças estão ganhando espaço também, como o Flat-Coated Retriever, que por soltar menos pelos está se tornando um boa opção para deficientes visuais alérgicos.

A Cão Guia Brasil irá receber doações de celebridades durante o desfile principal do Pet Fashion Week para continuar proporcionando segurança na locomoção e equilíbrio físico e emocional aos deficientes visuais do Brasil।

Fonte: PetMag

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir