sábado, 3 de abril de 2010

Animal bem cuidado

É bom observar Problemas de pele podem comprometer o bem-estar de seu animal de estimação

PRISCILLA PEREZ
Da Gazeta de Piracicaba
priscilla.perez@gazetadepiracicaba.com.br

Coceiras intensas, lambidas constantes e mordeduras nas patas são os primeiros sinais de que o animal precisa visitar um veterinário para diagnosticar se há algum problema dermatológico, como uma alergia.

Em cães e gatos, por exemplo, se a coceira for contínua torna-se um grande transtorno. Neles, os problemas de pele estão mais relacionados à estrutura do tecido do que à quantidade de bactérias que o animal tem sobre o corpo, explica a veterinária da Vetnil, Isabella Vincoletto.

Segundo ela, os sintomas clínicos mais comuns relacionados aos problemas dermatológicos são também perda de pêlos e do odor desagradável. Outros sintomas relacionados a alergias são pelos escassos e sem brilho e engrossamento da pele. Em casos alimentares, pode ocorrer vômito e diarréia. "Em alguns casos o dono nem percebe que o animal tem alguma predisposição", diz a especialista.

DIAGNÓSTICO. "As causas das alergias e dos problemas de pele muitas vezes têm origem genética, dificultando a prevenção. É aconselhável, aos primeiros sintomas, procurar um veterinário para diagnosticar o problema, para que a coceira não se agrave e o animal não chegue a machucar-se, ferindo a pele e, assim, permitindo a contaminação e a infecção do tecido", ressalta Isabella.

Ainda que existam algumas raças mais predispostas, qualquer animal pode manifestar os sintomas e desenvolver problemas de pele, diz a especialista. Hoje em dia, reforça ela, já existem exames eficazes, como raspados de pele, citologia e exames de sangue, que auxiliam o veterinário a um diagnóstico mais preciso para determinar as causas dos problemas dermatológicos. "Além do tratamento, que pode envolver vacinas manipuladas e medicamentos para diminuir a inflamação e a coceira, é de extrema importância realizar a assepsia do ferimento ou lesão."

CUIDADOS. De acordo com Isabella, apesar da dificuldade de evitar as causas do aparecimento dos problemas de pele, principalmente nos animais com predisposição, é importante tomar alguns cuidados, entre os quais limpar frequentemente o local onde o bicho costuma dormir, escovar diariamente a pelagem do animal e evitar que o pet ande ou permaneça sobre superfícies molhadas.

CÃES

Principais tipos de alergia

Dermatite alérgica à picada de pulga - É um tipo muito comum, causado pela saliva da pulga. São necessárias apenas algumas picadas para começar o problema. Ocorrem, em geral, em cães que tenham entre três e quatro anos.

Alergia alimentar - Geralmente, pode ser causada por ingestão de carne de vaca ou de porco e derivados de leite, milho, trigo e soja. Conservantes ou corantes também podem ser alergênios.

Alergia de contato - Acontece quando o animal tem um contato constante com algo com o qual é sensível, como produtos químicos. Geralmente, ela se desenvolve nas patas e na região anal.

Dermatite atópica - É uma predisposição a desenvolver problemas de pele quando em contato com partículas normalmente inofensivas, como pólen, plantas, gramas, ervas, pó, ácaros, fungos, bolores etc. Algumas raças, como lhasa apso, labrador, sharpei e pug, são mais predispostas a contrair a alergia.

Fonte: Tatiana Pelucio - veterinária

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir