domingo, 18 de abril de 2010

Água morna e escovação são aliados no dia a dia no cuidado com cães

Saúde animal

Foto: Extra Online

A praticidade que as pet shops trouxeram para a vida de quem tem um animal de estimação deixa, muitas vezes, os tutores sem experiência no trato com os bichos no dia a dia. Mas para quem quer aprender a cuidar do seu companheiro, as dicas começam pelo banho: use água morna.

“O ideal é molhar o animal com um balde ou cuia e usar água morna, por volta de 30 graus”, disse o veterinário Frederico Ribeiro.

O local para dar o banho deve ser o mais confortável possível para o tutor. Por isso, o tanque é melhor do que o box, já que o cão fica na mesma altura da pessoa.

Comece a lavar pela cabeça, passe pelo dorso e, por fim, limpe as patas. Mas os animais não devem tomar muitos banhos.

“Uma boa escovação diária reduz a necessidade de banhos frequentes. O ideal é de 15 em 15 dias”, afirma o veterinário. “Prefira xampus ou sabonetes neutros ou os próprios para cachorro. Sabão de coco é muito cáustico, há animais que não se adaptam bem”.

E para quem acha que cuidar de um animal poderia virar sua profissão, a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda), do Rio de Janeiro, criou um curso gratuito, que pode ser o pontapé inicial. São aulas de técnicas de venda de pet shop, banho e tosa, que já têm inscrições abertas pelo telefone (21) 3402-5417.

“O aluno recebe diploma oficial do programa do governo federal”, afirma o responsável pelo projeto, Marco Antônio “Totó”.

As 30 vagas serão para quem tem mais de 18 anos, no mínimo o Ensino Médio incompleto, esteja desempregado e recebendo seguro-desemprego.

Fonte: Extra Online

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir