sábado, 13 de março de 2010

Como lidar com desobediência canina

Guilhermo Coelho

www.AdestramentoDeCaes.com


Eu tenho falado com vocês sobre reforço positivo e a carência natural que seu cachorro tem por sua atenção. Entretanto, receber atenção (mesmo atenção negativa) na hora errada é o principal motivo de problemas de comportamento. Hoje vamos falar sobre como lidar com desobediência.


Primeiramente, é fundamental distinguir entre desobedecer e não entender o comando. Se seu cachorro não te obedece porque ele não sabe o significado do comando, isto não é um problema de comportamento. Isso significa que você tem que continuar treinando esse comando específico com ele.


O problema começa quando seu cachorro não te obedece de propósito, embora ele conheça o comando que você lhe está dando. Você pode identificar isso quando ele já compreendeu e obedeceu o mesmo comando muitas vezes antes.


Apesar de aparentemente uma pequena desobediência não parecer grande coisa, isto pode se tornar em um problema sério. Por exemplo, pode ser perigoso se ele não obedece seu comando "aqui" e corre em direção a uma rua movimentada, mas o pior é o que isso significa quanto ao seu relacionamento com ele. Desobediência vem do desrespeito. Quando seu cão não te obedece, ele está dizendo "Eu não respeito sua autoridade o suficiente para aceitar suas ordens" (mesmo que ele tenha um amor enorme por você). Se você deixar passar, isso pode se transformar em um problema de agressividade ou agressividade passiva.


Desobediência não é um problema para se ignorar. Isso só piora e pode se transformar em uma bola de neve.


O seu cachorro precisa reconhecer que você está acima dele na hierarquia da sua casa. Você precisa se acostumar com o conceito de que, aos olhos de seu cão, você tem que ser o cachorro alfa. Isso é fundamental para um relacionamento saudável com ele.


A princípio pode parecer cruel, mas para seu cão é mais confortável saber que tem alguém no comando da casa tomando as decisões, inclusive a respeito de seu comportamento e obediência. Não pode haver duvida na cabecinha dele, senão ele vai querer subir à posição de líder (às vezes até com violência). É assim que funciona na natureza.


Na grande parte dos relacionamentos entre cachorros e seus donos, esta hierarquia está muito clara e você não precisa necessariamente seguir todas as dicas abaixo. Porém, eu recomendo segui‐las em três situações: (a) quando seu cão ainda é filhote, (b) quando ele acaba de chegar à sua casa (se for já adulto) ou (c) se você estiver tendo problemas de desobediência. Essas dicas não vão deixar duvidas na cabecinha dele de quem é o chefe da casa.


Bom, para começar, o primeiro passo é re‐estabelecer sua dominância. Aqui vão as

dicas:


1) Quando você for sair de casa ou do carro com seu cão, você sai primeiro e o cão sai depois. O cachorro alfa sempre vai na frente. Se você o deixar sair de casa ou do carro na frente, você está dizendo "Você é mais forte que eu; você deve ir primeiro pois você é o líder".

Dentro de casa não tem problema, mas toda vez que você sair de casa ou do carro você precisa fazê‐lo esperar você ir primeiro. Ele só pode sair depois que você o libere para sair.


2) O cachorro‐alfa é o que sempre come primeiro na matilha. Portanto você e sua família almoçam ou jantam primeiro, só então você serve a comida dele. Esperar meia hora não vai causar nenhum problema. Quando você for lhe dar a comida, faça-o sentar e esperar até que você o libere para comer.

Normalmente eu recomendo um horário fixo para as refeições, mas se você tem um

problema de desobediência com seu cão, você deve alimentá‐lo em horas diferentes a cada dia. Ele tem que entender que você controla a comida, não deixe ele criar expectativas de quando vai comer.


  1. 3)Não deixe ele andar em todas as áreas da casa. Sua casa é a SUA toca e você PERMITE que ele entre. Isto é um privilégio que você lhe concede, não um direito que ele tem. Mantenha certas áreas da casa proibidas para ele, como sua cama, sofás e cadeira ou alguns cômodos.


4) Não deixe ele iniciar as brincadeiras. Se ele está te cutucando para brincar, você deve estar achando ele uma gracinha e amoroso, mas na verdade ele está dizendo "Eu sou o chefe e estou mandando você brincar comigo agora". Se ele está pedindo sua atenção, ignore‐o por uns momentos, levante‐se faça alguma outra coisa. Espere até ele se distrair e aí você inicia a brincadeira.


5) Quando você chegar em casa, não vá direto brincar com ele e mostrar toda sua afeição. Isso não é comportamento de cachorro‐alfa, o alfa chega em casa, relaxa por alguns minutos, talvez come alguma coisa e só depois brinca com o cachorro. Mesmo que você esteja louco para brincar com seu cão assim que chegar em casa, espere uns 3‐5 min. Isto vai fazer mais sentido para ele , e vai reafirmar sua autoridade.


6) Não dê chance para o azar. Sempre saia com o cachorro na coleira. Se ele resolver não te obedecer a fugir quando você chamar, você tem como controlá‐lo.


7) Não repita seus comandos. Se você repetir o comando, você vai estar ensinando‐o a esperar o comando pelo menos duas vezes antes de obedecer. Dê o comando e espere ele obedecer, sem ficar repetindo.


8) Agora, a melhor maneira de combater desobediência é começar, e manter uma rotina de adestramento de 15 min por dia. Usar reforço positivo é uma maneira muito mais agradável de estabelecer sua autoridade. Para grande parte dos cachorros, esse treinamento diário é mais do que suficiente e ele vai te obedecer em todas as áreas, você vai ver. 15 min é o máximo que cachorros conseguem manter a concentração, depois reduza para 10 min e depois 5 min só para repassar os comandos e nunca mais vai ter problemas.


Espero que essas dicas ajudem quando seu cachorro estiver te desobedecendo e

desafiando sua autoridade. Se você não tem problemas autoridade com seu cão e ele

te obedece sempre, não precisa seguir tudo isso ao pé da linha. Mas se você começar

a implementar algumas dessas dicas, como a 2,3,7 e 8, isso vai ajudar para qualquer

cachorro.



Boa sorte!

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir