sábado, 29 de agosto de 2009

Campanha publicitária criada pela DPZ desrespeita animais

Um anúncio veiculado pelo jornal O Globo, nesta semana, retratou com descaso a crueldade praticada contra os touros durantes as touradas. A campanha, idealizada pela agência DPZ e aprovada pela ABP (Associação Brasileira de Propaganda), causou revolta a grupos de defesa e proteção animal.

imagem de um touro ferido em peça publicitária da dpz

A ONG “Fala Bicho”, que atua desde 1993 pela conscientização dos seres humanos sobre a importância do direito à liberdade dos animais, entrou em contato com o presidente da ABP, Cyd Alvarez para expressar a indignação da sociedade diante da aprovação de um material publicitário que incita a violência contra os animais.

A protetora Sheila Moura suspeitou de alguma intenção política por trás da campanha, já que durante a semana passada deputados federais lutaram para retirar os animais domésticos da lei de crimes ambientais objetivando liberar as touradas e incentivar os rodeios e vaquejadas no Brasil. Por essa coincidência, Sheila considerou a campanha “estúpida” e repleta de mensagens subliminares.

Na tarde da última quarta-feira (26), Sheila questionou Cyd Alvarez sobre o ocorrido (ouça aqui a conversa na íntegra), que teria declarado que a campanha não tinha nenhuma intenção de ofender a luta pelos direitos dos animais. “Ele se comprometeu perante a opinião pública e a todas as ONG´s de proteção animal a propor uma forma como corrigirá essa tragédia”, afirmou a protetora. Segundo Seila, o presidente da ABP também teria garantido que a campanha não tinha qualquer vínculo político partidário com grupos que defendem a crueldade contra animais.

Cyd, que se comprometeu em escrever uma carta de retratação (pedido público de desculpas) por ter supostamente compreendido a violência contida na peça publicitária, no entanto, defendeu em email enviado ao “Fala Bicho”, hoje (28), o que ele chama de “liberdade de expressão”, afirmando que os materiais já publicados serão mantidos até o dia 13, sendo esse o “meio termo” praticado por eles, em consideração às colocações apontadas pela ONG sobre a incitação à violência contra os animais.

Para protestar contra a campanha:

Site da ABP - http://www.abp.com.br/contato/index.asp
E-mail da ABP: abp@abp.com.br
Presidente ABP: Cyd Alvarez - cyd.alvarez@nbscom.com.br
Direção de Marketing: Marion Green

Dono da DPZ - zaragoza@dpz.com.br
Criação/DPZ: diego@dpz.com.br, fernandorodrigues@dpz.com.br, filipe.raposo@dpz.com.br

Site do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) - http://www.conar.org.br

Ficha Técnica da Campanha:
Cliente: ABP - Associação Brasileira de Propaganda
Produto: Festival Brasileiro de Propaganda 2009
Aprovação: Cyd Alvarez, Marion Green
Direção de Criação Executiva: Diego Zaragoza, Fernando Rodrigues
Diretor de Criação: Filipe Raposo
Criação Impressos e Filmes: Filipe Raposo
Criação Spots: Filipe Raposo, Fred Coutinho e Antônio Guerra.
Ilustrações: Filipe Raposo
Criação Design: Filipe Raposo

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