domingo, 26 de julho de 2009

China anuncia primeiro panda gerado de esperma congelado

PEQUIM - A China anunciou o primeiro nascimento bem-sucedido de um filhote de panda gerado por meio de inseminação artificial utilizando esperma congelado. Isso abre uma nova opção para a multiplicação dos animais, que são péssimos reprodutores, disseram autoridades.

Nascimento de panda surpreende veterinários na Tailândia

Fêmeas de panda são férteis apenas três dias ao ano, o que é um dos motivos que torna a espécie ameaçada.

A fêmea Yo Yo deu á luz o novo animal na quinta-feira, 23, no Centro de Pesquisa de Pandas Gigantes Wolong, em Sichuan. Este é o terceiro filhote de Yo Yo, e o décimo a nascer em Wolong.

Pouco depois do amanhecer o filhote rosado surgiu a sua mãe lambeu-o, para limpá-lo, de acordo com imagens transmitidas pela TV estatal CCTV.

Pesquisadores disseram acreditar que este é o primeiro panda concebido a partir de esperma congelado a nascer. “Tentamos antes, mas fracassamos”, disse o pesquisador Huang Yan, do Centro de Pesquisa e Preservação de Pandas da China.

A técnica também foi tentada em outros países, mas este foi o primeiro nascimento de um filhote vivo, disse ele.

O esperma, de um macho chamado Lolo, estava congelado “havia alguns anos”, disse Huang, sem oferecer mais detalhes.

Inseminação artificial é comumente usada na reprodução de pandas, que têm um instinto sexual muito fraco. Em 2006, 34 pandas nasceram na China por meio de inseminação artificial e 30 sobreviveram, Os dois números representam recordes para a espécie.

Fonte: O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir