sábado, 13 de junho de 2009

Garça-branca-grande é morta com chumbinho no RS


Poucos dias após o encerramento da Semana do Meio Ambiente na cidade, a população hamburguense assistiu estarrecida a um crime ambiental gravíssimo. Na quinta-feira, uma garça branca grande foi encontrada baleada por chumbinho na localidade de Taimbé, em Lomba Grande. A ave foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
Uma testemunha estava em um sítio no feriado de Corpus Christi quando a ave caiu próximo aos seus pés. A garça tinha ferimentos em uma perna e no bico e estava bastante agitada. A mulher, então, levou-a para o Centro e chamou a Secretaria de Meio Ambiente (Semam). “Fiquei chocada, é muita covardia agredir um animal assim. É muito triste”, lamenta. Mesmo sob atenção da equipe da Semam, a garça não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã de ontem.
CHUMBINHO - De acordo com o biólogo Carlos Normann, ela tinha marcas de chumbinho em todo o corpo e provavelmente morreu por hemorragia interna. “Infelizmente, esse crime é muito mais comum do que a gente pensa”, comenta Normann, garantindo que a Semam já está tomando as providências para até segunda-feira fazer a denúncia dos possíveis autores ao Ministério Público. Normann avalia a atitude como crueldade apenas.
Animal vive em áreas alagadas
- A garça branca grande (Ardea alba) é uma ave nativa do Brasil e habita áreas úmidas e alagadas. Se alimenta de peixes e crustáceos e serve de alimento a aves de rapina, jacarés e lontras. Vivendo em relação de simbiose com o gado, retira dele carrapatos com os quais se alimenta.
- A caça no Brasil é proibida pela Lei 9605 - artigo 29
- A pena prevista para quem mata um animal silvestre é de 6 meses a um ano de reclusão, além de multa de 500 reais por animal abatido
- Torturar animais também é crime, passível a reclusão de três meses a um ano, além da multa
- Denúncias podem ser feitas pelo (51) 3594-9936 e, fora do horário comercial, no plantão (51) 9645-7266
Fonte: Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir