quarta-feira, 2 de maio de 2012

Biólogos descobrem 24 espécies de lagarto, e todas estão ameaçadas





Tipo de lagarto nativo da Jamaica (Foto: Joseph Burgess, Penn State University)
Um estudo publicado nesta segunda-feira (30) descreve 24 espécies ainda desconhecidas de lagarto que vivem na região do Caribe. Ao mesmo tempo em que entram nas páginas da “Zootaxa”, revista científica que traz a novidade, as espécies já vão para a lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).
Os lagartos recém-descobertos são todos da família Scincidae. Embora sejam semelhantes aos lagartos comuns, eles possuem características próprias. Alguns destes lagartos, em vez de pôr ovos, geram os filhotes dentro do ventre.
Blair Hegdes, pesquisador da Universidade da Pensilvânia e autor do estudo, acredita que esta peculiaridade esteja entre os fatores que colocaram em risco a existência destes animais. As fêmeas grávidas são mais lentas e vulneráveis aos predadores.
O principal predador dos lagartos é o mangusto, um mamífero carnívoro de pequeno porte. Os colonizadores levaram este animal da Índia para a região no século 19 para controlar o aumento da população de ratos, que tinham se tornado uma praga para as plantações de cana.
Além de atacar os ratos, os mangustos rapidamente incluíram os lagartos na dieta. A população dos répteis é muito pequena desde o início do século passado, por isso levou tanto tempo até que cientistas os descobrissem.
Os lagartos têm pequenas diferenças entre si que justificam a separação em tantas espécies. Desde o século 19, não havia na ciência a descrição de mais de 20 espécies de répteis de uma só vez.

Tipo de lagarto nativo de Antigua (Foto: Karl 
Questel, Penn State University)
Fonte: G1

Feira de adoção - 05 de maio em Manaus


Mobilização dia 5/5 - Veta tudo




Infelizmente, as notícias não são nada boas no país anfitrião da próxima grande Conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20.
Como vocês sabem, quarta-feira à noite, foram votadas e aprovadas as mudanças do Código Florestal na Câmara dos Deputados. Essas mudanças implicarão em mais desmatamento, redução das áreas de proteção permanente, como as margens de rio, e a concessão de anistia aos que desmataram ilegalmente a floresta. Ou seja, um grupo localizado da sociedade formado por grandes proprietários de terra e pelas empresas do agronegócio conseguiram permissão para derrubar as nossas florestas sem serem presos ou sofrerem qualquer tipo de punição.
Você não precisa ser nenhum especialista em florestas para ligar os pontos:
Novo Código florestal -> menos florestas e mais desmatamento -> mais CO2 na atmosfera -> maior desequilíbrio climático -> aumento da ocorrência de eventos climáticos extremos (secas, tempestades, etc.) -> milhões de pessoas afetadas
Esse episódio demonstra, entre outras coisas, como poucas pessoas com muita influência política e muito dinheiro podem prejudicar o futuro de muitos para defender seus interesses. Para brecar essa lógica perversa, nós temos 15 dias, período que a Presidente Dilma tem para sancionar (aprovar) ou vetar o novo código.
Esse é um dos motivos pelos quais, no dia 5/5/12, o Brasil será um dos países onde as pessoas vão se reunir para protestar e ligar os pontos sobre a ameaça das mudanças climáticas ao nosso futuro.
O que você pode fazer?
  • Reúna seus amigos e faça uma foto ligando os pontos no dia 5/5
  • Faça ações criativas na sua comunidade pedindo: “VETA TUDO, DILMA!”
  • Ligue, mande e-mail, envie carta para os endereços abaixo!
Presidenta
Dilma Rousseff
Telefone: 61. 3411-1200 / 3411-1201
Endereço: Palácio do Planalto, 3. Andar
Brasília DF
CEP: 70.150-900

MINISTRO DE ESTADO
Gilberto Carvalho (PT/SP)
Telefone: 61. 3411-1226/3411-1227
MINISTRA DE ESTADO
Gleisi Helena Hoffmann 
Telefone: 61. 3411-1573/ 3411-1935
Como bem apontou Bill McKibben, co-fundador da 350.org: “A Rio+20 deveria ser a ocasião para uma verdadeira celebração de tudo o que foi realizado nos últimos vinte anos desde a Rio-92, tendo o Brasil como um dos poucos exemplos mundiais de progresso. Em vez disso, se o novo Código Florestal entrar em vigor, esta será uma reunião muito triste, uma reunião para lembrar com que rapidez, mesmo os países progressistas, podem sucumbir e regressar às práticas econômicas atuais.”
Com muita pressão, criatividade e união podemos dar o apoio necessário para Dilma representar a população brasileira.
Só juntos venceremos essa!
Juliana e Paula por toda a equipe da 350.org
-----------
Mais informações:
“Aprovação do Código Florestal deve desencadear uma onde de desmatamento” http://act.350.org/go/1482?akid=1810.258785.whzsnF&t=6


350.org está construindo um movimento global para resolver a crise climática. Conecte-se conosco no Facebook e Twitter e inscreva-se para receber alertas por e-mail. Você pode ajudar a fortalecer o nosso trabalho se envolvendo localmente e doando aqui. 
O que é 350? Visite nosso site para saber mais sobre a ciência por trás do movimento.

Marcia Munick M Cabral - CRBio 52430/6D

Fonte: E-mail

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir