terça-feira, 1 de setembro de 2009

Série de TV registra a ação do Sea Shepherd em defesa das baleias

A série Whale Wars acompanha a organização Sea Shepherd em suas tentativas de seguir - e deter - baleeiros japoneses। O documentário enfatiza as táticas que a organização Sea Shepherd, seus funcionários e os voluntários usam para tentar impedir que a caça às baleias continue।

A série registrou três meses da jornada do Sea Shepherd através das águas geladas dos extremos do mundo, onde as leis internacionais são interpretadas diferentemente por vários países e organizações.

A ONG Sea Shepherd, comandada peloa capitão Paul Watson, utiliza práticas como abalroamento, sabotagem e invasão para dispersar as frotas de barcos baleeiros, que revidam com agressividade.

Veja um trecho da série.

Fonte:UOL

Filhote de ouriço perde a mãe por causa de fortes chuvas

Com as fortes chuvas de agosto, a filhote de ouriço Anauê perdeu a mãe e procurou abrigo na residência de uma família em Nova Petrópolis, que entrou em contato com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar. A pequena filhote foi levada para o zoológico de Gramado, onde recebe todos os cuidados da educadora ambiental Juliana Matos de Oliveira.

Depois de ficar órfã, ela conta com dieta especial e muito carinho da equipe. Para crescer saudável, a alimentação é composta de leite, gema de ovo, creme de leite e suplemento alimentar. O Gramadozoo recebe apenas animais de órgãos ambientais e adverte: é proibido retirar espécies da natureza e constitui crime ambiental. No caso do ouriço, no entanto, havia o risco de morte pelo fato do filhote ter perdido a mãe. Fatos semelhantes devem ser comunicados ao Ibama ou Patram.

Conforme a educadora ambiental, as doses de 10 miligramas da papinha são servidas em uma seringa. “A Anauê é bastante dócil. Ela só fica nervosa quando não quer comer”, conta. “Para ganhar peso, ela recebe alimentação oito vezes ao dia. Estamos começando a dieta com frutas. Quando conseguir comer sozinha, ela vai para o berçário”, completa.

Na língua Tupi Guarani, Anauê significa Salve. Segundo Juliana, o animal não poderá voltar à vida livre por ser criada em cativeiro desde muito cedo – o ouriço era recém-nascido ao chegar ao parque. “Se ela não recebesse os nossos cuidados, não conseguiria sobreviver na natureza”, diz.

Fonte: DIÁRIO DE CANOAS.com.br

Chimpanzé é babá de puma nos Estados Unidos

Foto:Reprodução/Daily Mail

Foto:Reprodução/Daily Mail

Uma chimpanzé se revelou uma ótima babá de felinos em um instituto de preservação de espécies nos Estados Unidos.

Anjana, como é chamada, imita os humanos e demonstra um carinho enorme pela puma que chegou a poucos dias no instituto.

Sierra, de nove semanas, é protegida por Anjana o tempo todo. “Ela não sai de perto. Dá mamadeira, abraça e passeia com ela. É uma excelente babá”.

De acordo com o responsável pelo instituto, Dr. Bhagavan Antle, a amizade das duas deve durar. “Mesmo com Sierra crescendo rápido demais e ficando maior que Anjana, ela nunca representará um perigo. Elas já criaram um vínculo amoroso que não será quebrado”, disse o veterinário.

Fonte: eBand

Zoológico australiano vende animais ameaçados de extinção para caçadores

Mais um dia, mais uma tragédia relacionada aos zoológicos। Enquanto no Brasil dezenas de animais morreram no zoológico de Goiânia, na Austrália o Western Plains Zoo em New South Wales foi impedido de comercializar animais depois que foi revelado que a organização vendeu antílopes ameaçados de extinção para um “entusiasta da caça”।

O zoológico vendeu 16 animais para Bob McComb, dono de uma propriedade com planos de transformá-la em uma reserva de caça. Os antílopes do tipo Blackbuck, originários da Índia e Nepal, são favoritos entre os caçadores por causa de seus chifres grandes em espiral.

O jornal The Herald disse que McComb é membro de uma organização política pró-caça chamada The Shooters Party, e tem pressionado para conseguir a expansão da chamada ‘caça de troféu’ em áreas especialmente designadas, inclusive a sua propriedade, a Dongadale Deer Park and Stud.

O jornal disse que os documentos acessados sob a lei de liberdade de informação mostram que o zoológico estatal, localizado na cidade rural de Dubbo, vendeu os animais para McComb por menos da metade do seu valor de mercado. O ministro regional responsável pelo zoológico, Carmel Tebbutt, exigiu um relatório sobre a venda de animais. Enquanto isso, o zoológico está proibido de lidar com operadores privados.

Agora está mais clara a proposta de “conservação de espécies” desse zoológico e provavelmente de muitos outros: vender os animais para que ‘entusiastas de caça’ possam se divertir matando-os. Ou mantê-los presos para que papai e mamãe possam doutrinar Júnior no especismo. Para quem não sabe, zoológicos como este da Austrália estão entre os destinos dos animais vítimas do tráfico internacional.

*Com informações da AFP

Polícia estoura rinha de galo e prende 57 em Minas Gerais

Policiais prenderam 57 pessoas nessa segunda-feira em Mutum, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais। Quatro adolescentes também foram detidos, suspeitos de envolvimento com rinhas de galo e jogos de अज़र.

Militares de vários batalhões realizaram a Operação “Crista de Galo” com o objetivo de estourar terreiros onde os animais eram colocados para brigar. As brigas ocorriam no sítio de Eliezer Vieira Machado Filho, um dos suspeitos presos.

De acordo com a PM, Eliezer também assumiu que organizava os encontros e criava 79 galos da raça índio. Foi constatado que os animais sofriam maus-tratos. Alguns estavam feridos, com esporas e penas cortadas. Um veterinário teria comparecido ao local para confirmar que as lesões foram causadas pelas brigas.

Foram localizadas, ainda, um revólver calibre 32 com seis cartuchos intactos, quatro esporas de aço, 65 esporas acrílicas, 40 biqueiras de aço, cinco agulhas cirúrgicas e blocos para anotação das apostas, além de bolsas usadas para transportar os galos.

Ainda segundo a PM, Eliezer pode ser multado em R$ 30 mil. O grupo foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Com informações de Uai

Ocorreu um erro neste gadget

Receita da semana

Vídeo da Semana

Comercial do Mês

Vamos Refletir